A Educação do nosso tempo

Antes de pensarmos em falar  em informática educativa, educação tecnológica, era do conhecimento e assim por diante, temos que cuidar de uma questão fundamental que abrange todas essas outras e que não pode ser deixada de lado, que é a educação propriamente dita.

Não podemos confundir educação com informação, pois a educação vai muito mais além e temos que cuidar para que sua essência não se perca com as transformações, mas sim, que se fortaleça e se renove com elas.

Pensar no futuro da educação, sem pensar no seu passado seria impossível, pois são nas suas raízes que está construído todo um caminho seguido até aqui. Porém, a sua adaptação com os meios e os métodos existentes na atualidade é imprescindível para que as aprendizagens tenham significados reais e pertinentes à época em que ela se encontra. A educação continua devendo ser para todos, sem distinção, e agora, o seu acesso está muito mais facilitado e com uma infinidade de recursos para contribuir na qualidade do ensino.

Hoje vale tudo para aprender. [...] A sociedade do conhecimento é uma sociedade de múltiplas oportunidades de aprendizagem. As conseqüências para a escola, para o professor e para a educação em geral são enormes: ensinar a pensar; saber comunicar-se; saber pesquisar; ter raciocínio lógico; fazer sínteses e elaborações teóricas; saber organizar o seu próprio trabalho; ser independente e atônomo; saber articular o conhecimento com a prática; ser aprendiz autônomo e a distância. (Gadotti, 2003)

Os tempos mudaram. A escola, como mediadora da educação, tem o dever de acompanhar o progresso. A sociedade, como principal interessada deve contribuir para que as transformações aconteçam, e a educação deve continuar desempenhando seu papel, acompanhando essas transformações, trabalhando na melhoria de seu processo para não correr o risco de perder a qualidade.